Nosso Objetivo...

A função deste blog é abrir uma porta -mesmo que pequena- no meio social de interação. Compartilhar informações, notícias, idéias, questionamentos e troca de conhecimentos. Vamos utilizá-lo de forma simplificada, ética e complementar para auxílio de estudo e reflexão.









domingo, 18 de abril de 2010

Exercício com Música pode Melhorar Inteligência????

Se a música deixa as pessoas mais inteligentes, e se os exercícios físicos contribuem com a função cerebral, será que a ginástica com música melhora a força da mente? Pesquisadores norte-americanos disseram hoje que sim.
Voluntários que ouviram "As Quatro Estações", de Vivaldi, enquanto faziam exercícios se saíram melhores em um teste de habilidade verbal do que quando não ouviam música, segundo um grupo da Universidade Estadual de Ohio. "As evidências sugerem que o exercício melhora o desempenho cognitivo de pessoas com doenças coronário-arteriais", afirma o psicólogo Charles Emery, que coordenou o estudo. "E imagina-se que ouvir música aumente o poder cerebral. Queríamos colocar os dois resultados juntos".

Em artigo para a revista Heart & Lung, Emery e seus colegas explicam ter estudado 33 homens e mulheres que participavam de um programa de reabilitação cardíaca após passarem por cirurgias de ponte de safena, angioplastia e outros procedimentos para desobstrução das artérias. Os voluntários se sentiram melhor emocional e mentalmente depois de fazer exercícios com ou sem música. E, depois de ouvir música enquanto faziam musculação, o desempenho em fluência verbal deles foi o dobro do que sem música.

"O exercício parece provocar mudanças positivas no sistema nervoso, e essas mudanças podem ter efeito direto sobre a habilidade cognitiva", conta Emery. "Ouvir música pode influenciar a função cognitiva por diferentes caminhos do cérebro. A combinação de música e exercício pode estimular e aumentar a disposição cognitiva e ajudar a organizar o fluxo cognitivo [a fala]".

Conforme Emery, ele pretende repetir o estudo, mas com os voluntários escolhendo as músicas. "Usamos 'As Quatro Estações' por causa do seu tempo moderado e dos efeitos positivos sobre pacientes em pesquisas anteriores," disse ele. "Mas dada a variedade de preferências musicais entre os pacientes, é especialmente importante avaliar a influência de outros tipos de música sobre os resultados cognitivos".


Nenhum comentário:

Postar um comentário